segunda-feira, 22 de junho de 2015

Atividades no período da greve

Colégio Elzira Correia de Sá
Durante o período da greve os pibidianos do colégio planejaram três projetos em paralelo, para serem aplicados ao retorno das aulas. Utilizando o tema central 'água'.
Bem como a produção do Pré-projeto Meio ambiente em ação.  Essa atividade é a elaboração de uma reportagem de telejornal e também para a confecção de um jornal impresso que eles terão de fazer a respeito das condições em que seu bairro esta em relação ao meio ambiente sustentável, que será aplicado no nono ano. Esta atividades está proposta para ser realizadas a partir do dia 23 de junho.


Na turma dos sétimos anos os alunos terão aulas expositivas com auxilio de vídeos, mostrando a importância da água no nosso cotidiano e maneiras que podemos diminuir nossos gastos. Será proposto aos alunos que desenvolvam através de massinha de modelar invenções que podem ajudar a economizar o uso da água.

Os alunos também deverão apresentar um texto que explique o motivo de sua invenção. Eles serão avaliados através de seu capricho, criatividade e melhor texto com coerência.
Os vencedores receberão um certificado e seus trabalhos serão expostos na semana cultural que ocorre no colégio todos os anos.

‘PROJETO FOCA NA ÁGUA’
Sabemos a importância nos tempos atuais da discussão sobre os temas decorrentes a água. O desperdício, a saúde, o manuseio, o tratamento são apenas alguns do inúmeros sub temas que podemos ter. Trabalhar isso hoje em dia em uma sala de 6º ano, tem lá suas dificuldades.
A equipe do PIBID BIOLOGIA, pensou em algo dinâmico para que esses alunos, na faixa dos 12 anos, posam aprender com diversão e não esquecer mais.

No colégio Elzira Correia de Sá, no meio do ano de 2014, foi elaborado um jogo didático com o nome “Foca na Água”; que funcionava da seguinte forma:
- A turma era divida em grupos de até 6 pessoas;
- Foi decido por sorteio a ordem das equipes a jogar o dado;
- Ao jogar o dado, a equipe teria que responder uma pergunta ou ainda imitar uma foca;
- Todas as perguntas eram sobra a água, eram perguntas importantes e fáceis de lembrar, assim, os alunos estudavam com mais facilidade;
- No final, ganhava a equipe com mais pontos, pontos esses adquiridos por focas imitadas e perguntas respondidas corretamente.
Os alunos aprendiam com os erros uns do outros, e também com os acertos.
Esse ano, durante a greve dos professores da rede estadual, a equipe do colégio Elzira pode reformular o projeto e em breve aplicará em sala de aula com os alunos um ‘Foca na Água’ ainda mais aprimorado. As novidades serão postadas aqui no blog, continuem acompanhando e qualquer dúvida deixe-nos um comentário (:

Nenhum comentário:

Postar um comentário