segunda-feira, 27 de julho de 2015

Instrumentação utilizada no ensino

por Wagner Moreira Mainardes
Nos dias atuais, o professor precisou se reinventar para poder ensinar, e fazer com que o aluno aprenda. Assim sendo utilizados vários instrumentos para ajudar no momento da aula.

Mais quais instrumentos são utilizados? Porque da sua utilização no ensino?
Os instrumentos mais utilizados são o quadro, o giz, a tevê pen- drive, mas não são só esses instrumentos que devem ser utilizados, há outros que também pode ser utilizados, como um teatro com os alunos, um debate, uma maquete. O professor tem que aprender a lidar também com essas outras formas de instrumentação e não ficar só ficar no giz quadro e livro didático.

A utilização ajuda no processo de aprendizagem do aluno, e também faz com que ele se torne um aluno mais participativo e um aluno que tenha mais vontade de aprender.

Enfim, a utilização dos instrumentos na sala de aula ajuda em muito para que o ensino consiga ser transmitido e trabalhado da melhor forma possível, com todos podendo participar a fazer uma aula melhor.

Postado por Barbara Ressetti

terça-feira, 7 de julho de 2015

OFICINA CARTA DA TERRA

por Valéria Souza
No ano de 2014, foi realizada com os alunos dos 6º anos, uma atividade para fechamento do ano letivo. Com a supervisão da professora Nádia e a Bolsista Valéria. O tema era meio ambiente, e dentro da proposta de oficina, os alunos puderam expressar sua opinião na forma de discussão e ilustrações. A seguir, o texto mostra como a oficina foi realizada:

A oficina se constituiu de duas partes; a primeira era a visualização do vídeo ‘Carta na Terra Brasil’, com duração de 2min e 15seg, seguida da discussão sobre o tema principal a ser retratado no vídeo, e com o envio de uma atividade complementar para casa; a segunda parte era baseada em receber a atividade realizada em casa, e na confecção do desenho para ilustrar a opinião de cada aluno.
Em cada sala, era primeiramente explicado aos alunos como a oficina iria funcionar, qual seria seu cronograma, de duas etapas e ao fim da segunda etapa eles receberiam um ponto na matéria de ciências pela participação na oficina, e também era perguntados aos alunos se eles queriam participar da mesma. Com a resposta afirmativa dos alunos, era apresentado o vídeo ‘Carta na Terra Brasil’, e em seguida as discussões começavam; e seguiam pelos seguintes temas centrais: desigualdades sociais; injustiças e preconceitos raciais; saneamento básico; infraestruturas das escolas públicas; preservação ambiental; conscientização do poder do voto; causas e prováveis atitudes para com as guerras hoje em dia vivenciadas pelo mundo; liberdade de opinião em relação à religião, política, opção sexual; destruição da Amazônia; tratamento de esgoto; falta d’agua e o efeito estufa.
A forma dinâmica com que os alunos levaram a discussão, abrangendo a mesma à outros temas relacionados, fez com que a discussão fosse rica e tomasse o tempo de uma aula inteira (50 min).
Os alunos receberam então, como uma atividade complementar para a casa, uma pergunta em um pedaço de folha sulfite, para que pesquisassem em casa notícias, imagens, textos, poesias e o que mais encontrassem referente ao tema central do vídeo ‘Carta na Terra Brasil’, que era a preservação do meio ambiente. Eles deveriam trazer na aula seguinte o resultado da pesquisa, para que pudessem completar a segunda parte da oficina.
Na aula seguinte, a segunda parte da oficina era realizada, os alunos que pesquisaram e trouxeram algum material, puderam utilizar o mesmo. Os alunos que não fizeram ou esqueceram não utilizaram desse apoio. Foi distribuído meia folha sulfite para cada aluno, com o tempo aproximado de 40 min, os alunos deveriam desenvolver um desenho da forma que quisessem para expressar seu entendimento e opinião sobre o vídeo observado, a discussão realizada com colegas e professora na última aula, e, ao material que obtiveram de sua pesquisa. Após o tempo estipulado passar, os desenhos foram recolhidos, para que pudessem ser melhores observados.
A oficina terminou assim para os alunos, como o combinado, cada aluno que entregou o desenho recebeu um ponto na matéria de ciências pela atividade realizada, e também doces como prêmio extra pela sua participação.
A oficina é uma ótima maneira de aprender, faz com que alunos possam aprender fazendo. Tem uma rica troca de experiências através de discussões e trabalhos manuais. O que com certeza, fez da Oficina Carta da Terra, um sucesso de objetivos.

Postado por Barbara Ressetti